Já que causei um certo desconforto ao publicar o último post, resolvi esclarecer um pouco mais sobre o verdadeiro significado da chamada Música Popular Brasileira - MPB.
Na verdade ela nasceu, na década de 60, do desejo de um grupo de artistas, músicos e intelectuais que resistiam a qualquer tipo de influência estrangeira na cultura brasileira de modo geral. Havia nesses artistas um sentimento nacionalista que rejeitava as fórmulas musicais estrangeiras, principalmentes trazidas dos Estados Unidos e que passaram a ser adotadas por alguns artistas brasileiros, como foi o caso da Jovem Guarda. Por isso existia uma certa rivalidade entre os cantores que faziam parte Jovem Guarda e os "emepebistas", pois estes, faziam músicas que retratavam a realidade brasileira e que tinham grande conotação política.
Como não sou nehuma especialista no assunto, resolvi pegar emprestado um texto muito elucidativo escrito por Santuza Cambraia Naves, professora do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio ( PUC-Rio), que publicou entre outros livros: Da bossa nova à tropicália (Coleção Descobrindo o Brasil, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001) e A MPB em discussão - entrevistas (org. com Frederico Oliveira Coelho e Tatiana Bacal; Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006).
Para ler o texto acesse o link: http://revistacult.uol.com.br/website/news.asp?edtCode=5CE31EF8-D245-4ACF-8449-9F6C2C3ECC1F&nwsCode=D7B88A75-64A1-4197-A15C-3B5484BD7E17