segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Apresentação

Em 2007 concluí o curso de Jornalismo e, como trabalho de conclusão de curso escrevi um livro reportagem sobre o cantor e compositor Geraldo Vandré, cujo título dá nome a este blog.
Escrever sobre esse personagem mítico foi uma experiência extremamente prazerosa e me proporcionou uma satisfação imensa. Foi um período muito rico e de enorme aprendizado para mim. O Vandré é simplesmente apaixonante, não só pelo o que representa, mas pelo o que é, na sua essência. É engraçado, embora tenha tido pouco contato com ele, um único pessoal, e três ou quatro por telefone, a impressão que eu tenho é que o conheço de longa data e acreditem, tenho um enorme carinho e respeito por ele.
Quando decidi que ele seria o tema do meu TCC, muitos me desestimularam, porque não acreditavam que eu conseguiria contatá-lo e muito menos entrevistá-lo. Mas, não adiantava, quanto mais as pessoas falavam do quanto era difícil falar com ele, mais eu tinha certeza que estava no caminho certo. Estava determinada a escrever sobre Geraldo Vandré, e nada do que dissessem iria me fazer demover do meu objetivo. Pra mim já havia se tornado uma questão de honra.
Durante um ano inteiro, dormia e acordava pensando em Geraldo Vandré, tudo remetia-me a ele. Talvez por isso essa sensação de conhecê-lo de longa data. Após muita pesquisa, uma maratona de entrevistas e muita leitura, comecei efetivamente a escrever o livro, que ficou pronto em pouco mais de três meses. Pouquíssimo tempo para escrever sobre uma personalidade tão complexa e instigante como o Vandré, mas, infelizmente, assim é a vida universitária, não há muito o que fazer, a faculdade estipula o prazo, e o aluno “se vira nos trinta” para conseguir cumprir. Devido ao curto prazo não foi possível realizar muitas entrevistas, entretanto, as realizadas foram fundamentais para a construção do livro. Dentre os entrevistados estão Jair Rodrigues, Alberto Helena Jr., Bhering do Trio Marayá, Clélia Cardim (Telé),Selma de Fatima Lima (ex-colega de trabalho), Audálio Dantas, Borges (Ex-empresário de Geraldo Vandré), Assis Ângelo, Sergio Ricardo e Chico de Assis.
Depois de muitos percalços o livro ficou pronto e vocês não imaginam o quanto isso representou e representa para mim! Senti como se estivesse pegando um filho no colo. Exagero? Pode até ser, mas, foi assim que eu me senti, pegando meu filho no colo, depois de uma “gestação complicada”.
Graças a Deus, o resultado foi satisfatório, pelo menos no que diz respeito a minha vida acadêmica. Distribuí alguns exemplares para amigos e para todos que entrevistei. Alguns, infelizmente, não tive a oportunidade de ouvir a opinião, outros, porém, que tive essa oportunidade, se mostraram satisfeitos, o que muito me alegrou.

O intuito da criação deste blog é justamente esse. Criar um espaço onde todos que tiveram a oportunidade de lê o livro possa manifestar sua opinião, fazer críticas e tecer comentários.

Aproveitarei também o espaço para divulgar a obra deste poeta e cantador que encantou uma geração, com sua arte revolucionária.

11 comentários:

  1. Bom, sou suspeita a falar sobre este trabalho. Acompanhei toda a luta desta jornalista, que mesmo desenganada por todos, insistiu e foi até o fim. Agradeço por cada página de seu trabalho/livro, esclarecedor e envolvente. Já o lí, relí e lerei novamente, já que tenho o privilégio de te-lo entre autores como Ricardo Kotscho, Truman Capote e Gay Talese.
    Quem ficou com vontade, leia-o.
    Fernanda Cassero

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeane
    Fiquei muito feliz em saber de mais uma iniciativa sua para divulgar o trabalho desse ícone da música popular brasileira. A primeira grande iniciativa, claro, foi o livro.
    Tenho muito orgulho de ser um de seus leitores, você sabe bem disso, e posso afirmar com propriedade de um adaptador de textos acadêmicos ( por ser essa a minha profissão) que o livro Vandré: Tempo de Repouso é mais que um simples trabalho de conclusão de curso. Trata-se, na minha e na opinião dos que lerem, de um mergulho no oceano de mistérios que permeiam a imagem desse compositor. Eu, que sempre fora apaixonado pelas canções de Vandré, jamais havia me questionado em relação a sua ausência do cenário musical, e o seu livro, trouxe-me a esta realidade que abrange as produções e as não produções de Vandré. Tempo de Repouso é a obra do que fez e o que deixou de fazer esse senhor cujo coração calou-se diante do fim da utopia.
    Através de seu livro eu conheci um Vandré que crê na Utopia e assim como Oscar Wilde a tem como condição vital de um homem.
    Parabéns pelo livro, pelo blog, e a oportunidade de permitir que eu faça parte desse seu “fazer histórico” cujo legado não podemos mensurar.
    Um forte abraço
    Ari Mascarenhas

    ResponderExcluir
  3. Jeane, parabéns pelo trabalho. Você está resgatando um ícone da nossa história. Vandré não deve ser esquecido, assim como outras feras que fizeram parte da MPB. Nossa verdadeira música anda adormecida. E infelizmente temos que nos deparar com isso que ouvimos. Aliás, o que é isso?´É música?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jeane. Até que enfim achei um tempinho para escrever no seu blog, e confesso a você que eu não via a hora de chegar este momento.
    Fiquei apaixonada por seu trabalho, por sua perseverança e principalmente pela “riqueza patrimonial” do seu livro. Sem dúvida alguma é um feito histórico.
    Não saber quem foi e ainda é Geraldo Vandré é no mínimo uma afronta! Eu tomei conhecimento da sua história e de toda sua luta por intermédio da minha mãe que também nasceu na mesma cidade do compositor (João Pessoa) e sempre me repassou referências construtivas em relação a ele. Quem não se lembra do refrão: “Vem, vamos embora, Que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, Não espera acontecer...” E u me lembro de cantar esta música na escola, na época do primário...lembro-me muito bem do coro no pátio do colégio sendo comandado pelos professores em uma só voz.
    Particularmente sou extremamente contra a censura, a intimidação, e a imposição de um regime mecanicista que não preze pela democracia da qual foi imposto não somente a Geraldo Vandré, mas também, a Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil entre outros.
    A quem não conhece Geraldo Vandré, acredito que vale muito a pena realizar algum tipo de pesquisa a fim de enriquecimento pessoal e resgate de uma ideologia que muitas vezes se encontra tão esquecida nos dias de hoje.
    Ah! Também li no seu blog que algumas pessoas têm outra conotação no que tange MPB...sem comentários... realmente é entristecedor.
    Bom...chega, né? Senão ao invés de um comentário eu vou escrever uma resenha...
    Parabéns pelo seu excelente trabalho, realmente é um trabalho digno de uma jornalista competente e com uma carreira promissora.
    Deus te acompanhe sempre em sua jornada.
    Beijos,
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  6. My Dear! It's impossible to pass here and don't left a coment or suggest about your job. Congratulations and Good Luck un your decision about Geraldo Vandré. I love your blog and I'll always pass here and to left a coment. Congratulations one more time. God Bless you !!!
    Sérgio Santana

    ResponderExcluir
  7. Minha querida prima - é bom ressaltar nosso parentesco - afinal, quem tem o privilégio de tê-lo? rs...

    Vamos ao que interessa! Adorei o seu blog. Foi uma ótima ideia criá-lo! Está muito bem feito com artigos muito bem escritos - claro, digno de quem conhece o assunto e está muito bem preparada.
    Parabéns! Isso só vem corroborar sua inteligência e competência, qualidades que saltam aos olhos de quem lê o livro. O seu empenho e obstinação no desenvolvimento deste trabalho - o que pude acompanhar de perto - me faz valorizar ainda mais as suas conquistas!
    Quanto a Geraldo Vandré, quem sou eu para comentar sobre ele?! Só posso admirá-lo. E me entristeço sem dúvida nenhuma com o desconhecimento da atual juventude não só com relação a ele, mas com a história do nosso país, e com a falta de compromisso demonstrada por essa mesma juventude com os rumos do nosso futuro, o que é consequência dessa alienação. É nesse sentido, que uma obra como esta, escrita pela nossa querida jornalista, deve ser realmente divulgada, na esperança de minimizar o esquecimento e plantar uma semente de curiosidade na cabeça dos nossos jovens.
    Mais uma vez parabéns! Da sua prima, Michele.

    ResponderExcluir
  8. Jeane,
    Parabéns pela competência com que você resgatou Geraldo Vandré para estes nossos contemporâneos dias. Muito bom saber que outras gerações, além da minha, poderão conhecer um pouco quem foi esse artista único, brilhante. O artista que cantou e retratou a história do seu tempo e realidade como nenhum outro e que, agora, por suas talentosas mãos, pode ter sua obra revisitada.

    Regina Brito Ferreira

    ResponderExcluir
  9. Jeane,

    Quero parabeniza-la pelo livro! Foi uma luta conseguir um exemplar emprestado para ler, mas com certeza valeu a pena! É muito interessante descobrir como a musica influencia toda uma geração. Só lamento pela geração de hoje ser influenciada por uma musica de tão baixo nível. Muito obrigada pelos momentos ótimos de leitura e mais uma vez meus parabens!!!

    Geliane Patricia Rocha.

    ResponderExcluir
  10. Segundo Ecléa Bosi, "a memória não é sonho, é trabalho." E você,Jeane, ao garimpar e registrar a memória de pessoas próximas a Geraldo Vandré, fez um trabalho histórico realmente excepcional.

    Regina Brito Ferreira

    ResponderExcluir
  11. Jeane,
    Como faço para obter o teu livro sobre o Vandré?

    ResponderExcluir