sábado, 16 de outubro de 2010

Quem é Geraldo Vandré?


Constantemente sou surpreendida com essa pergunta, o que me deixa um tanto quanto decepcionada e ao mesmo tempo indignada. É triste constatar que a maioria dos jovens brasileiros não conhece Geraldo Vandré, que dirá a sua obra. Sinceramente quando me deparo com essa pergunta, não tenho nem vontade de responder tamanha é a minha irritação. Lembro-me que quando iniciei o meu TCC via-me sempre tendo que "apresentar" o Vandré para as pessoas, como se ele fosse um anônimo, cuja existência não tinha a menor importãncia. E pensar que há 40 anos a juventude o idolatrava e suas canções eram cantadas por multidões que o admiravam e viam-no como referencial no cenário musical brasileiro. Quando se falava em MPB logo eram citados nomes como Geraldo Vandré, Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Sergio Ricardo, Tom Jobim, dentre outros. Muitos destes, passada a época dos festivais, cairam no ostracismo, com raríssmas excessões. Vez por outra são lembrados, e logo novamente esquecidos. É lastimável admitir que atualmente quando se fala em MPB essa lista raramente é citada, dando lugar a nomes como Ivete Sangalo, Claudia Leite, e pasmem: Leonardo, Zéze di Camargo e Luciano, e afins. Nada contra esses artistas, contudo, eles nada tem a ver com MPB.
Esses dias ouvi alguém dizer: "Vocês pensam que MPB é só Marisa Monte, Maria Bethânia? toda música brasileira é MPB!" achei melhor me fingir de morta para não entrar no mérido da questão. Fiquei imaginando a lista dos novos representantes da nossa querida MPB: Tati Quebra Barraco, Latino, Kelly Key, Luan Santana, ai meu Deus, é melhor parar por aqui. Como diria Assis Angelo: É de lascar!

3 comentários:

  1. Ainda bem que gosto não se discute né?
    Ou melhor,não devemos discutir....rsrs
    Eu sou uma das que não se lembravam de Geraldo Vandré...a primeira vez que ouvi falar dele foi na escola, quando estudamos a interpretação de texto da Música "Caminhando e cantando e seguindo a canção..." Fazer o quê se os artistas que realmente são artistas "somem"...
    Quanto a Zezé de Camargo,Luciano, Luan Santana eu sou suspeita porque eu gosto da música deles e me desculpe minha "ignorância" mas não entendi porque você acha que não devem ser considerados como cantores de MPB...Seria legal postar algo mais sobre esse assunto, porque acho que você percebeu que muita gente pensa errado então...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeane, Você tocou num assunto bastante polêmico. Fazendo juz ao polêmico Vandré.
    Particularmente eu não gosto de gêneros como Funk, Axé, Universitários ( forrós, sertanejo e Rock) e muito menos música eletrônica. Mas isso é uma questão de gosto, uma maneira particular de apreciação da Música.
    No entanto, se eu tivesse que classificar ( o que eu também não gosto de fazer, para não cair em argumentos injustos) eu classificaria a música de Vandré como "Música de Protesto", e aí, eu o colocaria junto com Caetano (anos 60), Secos e Molhados, Legião Urbana, Racionais Mcs ( protesto de altíssima qualidade, ainda que eu não goste de Rap tenho de reconhecer) e Villa Lobos, dentre outros. A classificação MPB é muito ampla, entendo que o que não é MPB é música clássica ( por não ser popular, infelismente) e música Internacional. Mas entendo o sentido em que você distingue o que pode e o que não pode ser classificado como MPB. Sua colocação está vinculada à qualidade dessas canções e a relevância social que elas tiveram ou ainda têm na transformação do Brasil. É indiscutível o papel de "prá não dizer que não falei de flores", e incomparável à músicas como " dança da motinha", " Sinais ( luan Santana) e outros milhares de títulos.
    Dessa forma, quero dizer, que entendo sua colocação, mas acho que a taxação é uma maneira de nos distanciarmos da realidade. Quero dizer, nossa MPB de hoje não é mais protesto é conformismo. Nossa juventude não quer mais "fazer a hora" ela "espera acontecer" ao som de Bonde do Tigrão e Mulher Pera. Essa é a nossa realidade, e, por mais que queiramos negar, a juventude sem causa que hoje se afunda no Crack e na perversidade sexual é fruto de nosso descaso. Nós que ouvíamos Vandré e Jessé somos responsáveis pelo que existe de mais podre na sociedade de hoje.
    Portanto,viva a diversidade. Se não houvesse o ruim seria muito difícil destinguir o Bom. rsrsr.
    Beijos
    Ari Mascarenhas

    ResponderExcluir
  3. Deixo registrado por meio deste meus sinceros parabéns ao CANTOR E COMPOSITOR GERALDO VANDRÉ pela comemoração de seu aniversário neste dia 12 de Setembro. Comemore faça festa e nunca se esqueça do mais essencial: AGRADECER PELA DÁDIVA DA VIDA! Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado no belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! FELIZ ANIVERSÁRIO! O seu potencial de trabalho é de grande valor para a comunicação brasileira e seu crescimento profissional. Receba esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos e muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”

    DESEJO SUCESSO!

    PAULINHO Solução
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderExcluir