sábado, 23 de outubro de 2010

O que é afinal MPB?

Já que causei um certo desconforto ao publicar o último post, resolvi esclarecer um pouco mais sobre o verdadeiro significado da chamada Música Popular Brasileira - MPB.
Na verdade ela nasceu, na década de 60, do desejo de um grupo de artistas, músicos e intelectuais que resistiam a qualquer tipo de influência estrangeira na cultura brasileira de modo geral. Havia nesses artistas um sentimento nacionalista que rejeitava as fórmulas musicais estrangeiras, principalmentes trazidas dos Estados Unidos e que passaram a ser adotadas por alguns artistas brasileiros, como foi o caso da Jovem Guarda. Por isso existia uma certa rivalidade entre os cantores que faziam parte Jovem Guarda e os "emepebistas", pois estes, faziam músicas que retratavam a realidade brasileira e que tinham grande conotação política.

Como não sou nehuma especialista no assunto, resolvi pegar emprestado um texto muito elucidativo escrito por Santuza Cambraia Naves, professora do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio ( PUC-Rio), que publicou entre outros livros: Da bossa nova à tropicália (Coleção Descobrindo o Brasil, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001) e A MPB em discussão - entrevistas (org. com Frederico Oliveira Coelho e Tatiana Bacal; Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006).

Para ler o texto acesse o link: http://revistacult.uol.com.br/website/news.asp?edtCode=5CE31EF8-D245-4ACF-8449-9F6C2C3ECC1F&nwsCode=D7B88A75-64A1-4197-A15C-3B5484BD7E17

2 comentários:

  1. Tenho muito pouco conhecimento sobre a MPB. Esse texto me ajudou a esclarecer dúvidas que carreguei até hoje e que, sinceramente tive "preguiça" de pesquisar. O texto deixa claro que precisamos proteger e divulgar melhor nossa cultura. Cultura essa que se encontra escondida nos estrangeirismos da vida. Parabéns, Jeane pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Interessante você abordar esse tema no seu blog,de maneira mais profunda, já que falamos de Vandre. Eu, por exemplo, não tinha conhecimento dos pormenores que vão nesse texto. Aliás, nunca tinha me interessado pela MPB, até que comecei a estudar e conheci você, Clea. Hoje eu tenho uma outra visão desse estilo musical. Observo com um olhar de cientista. É fabuloso! Porque é possível enxergar a riqueza da combinação das palavras.

    ResponderExcluir